domingo, 13 de fevereiro de 2011

Casamento no Tiki Village (1)

Como eu disse no post anterior, eu vou começar agora a repassar para vocês a experiência da Natália e do César que casaram no Tiki Village. Vou contar com bastante detalhes e colocar bastante fotos pois sei que essas informações sobre os casamentos na polinésia são sempre as mais procuradas.
Natália me mandou um e-mail muito completo, com bastante informações e depoimentos. Segundo Natália:
"...o casamento tahitiano e umas das coisas mais importantes do Tahiti...mesmo que a gente não entenda a língua deles, é muito legal...é muito típico e apesar de ser um valor muito alto...compensa...pois é muito lindo!!! "
O casamento no Tiki Village pode ser comprado pela agência de turismo no Brasil ou lá no hotel em Moorea mesmo. Existem diferentes tipos de casamento, uns mais completos com passeio de barco e jantar e outros mais simples, somente a cerîmônia. Natália e Cesar escolheram o casamento que incluia a cerimônia, um descanço na cabana flutuante e um jantar !!
Como o Tiki Village não é um hotel, você precisa ir até o local da cerimônia do seu casamento. Mas não se preocupe, pois eles pegam os noivos no hotel com o transporte particular deles.
Ao chegar no Tiki Village, os noivos vão experimentar as roupas, ou melhor, os pareos. A noiva escolhe como quer que os pareos sejam amarrados no corpo formando o "vestido de noiva" e o noivo escolhe como quer que seu pareo seja amarrado ao redor da cintura.
Depois disso, os nativos levam os noivos para escolherem as jóias que querem usar no casamento. O Tiki Village empresta os colares, brincos e enfeites de pérolas negras que eles tem para vender, para que os noivos usem durante o casamento.
Escolhido tudo, os noivos são levados de barco até o local da cerimônia, para serem arrumados pelos nativos que vão fazer parte do casamento.
Segundo Natália, a chegada dos noivos é aguardada com ansiedade pelos turistas que estão visitando o Tiki Village no momento do casamento e vibram com a oportunidade de presenciarem um casamento tahitiano.


Vanessa

Chegada da Natália e do César no local da cerimônia do casamento no Tiki Village


terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Tiki Village

Em Moorea você tem a oportunidade de visitar um legítima aldeia polinésia !!
No Tiki Village você poderá observar como os polinésios viviam antes do descobrimento. Nesse lugar há um grupo de nativos que morar cultivando ainda as tradições dos seus ancestrais. Eles vivem da pesca e da venda de pérolas negras cultivadas nas suas próprias fazendas de pérolas. Inclusive, se você for ao Tiki Village durante o dia poderá ver os nativos "cuidando" das fazendas e também poderá comprar as pérolas cultivadas por eles. Aliás, é um bom lugar para se comprar lindas pérolas negras em Moorea, com um preço bem interessante. Há colares, pingentes, brincos e tudo mais que você imaginar de adereços feitos com pérolas negras.
No Tiki Village só se fala polinésio !! Os nativos entendem muito mal o inglês e o francês. Desta forma, a comunicação ocorre, na maior parte do tempo, por mímica... a não ser que você seja fluente em polinésio !! hehehehe
Há uma cabana onde se pode fazer tatuagens, através da mesma forma primitiva como os nativos desenhavam o corpo. Aliás, tatuagens na polinésia são mais que meros desenhos são como uma identificação de sua tribo, crenças e ilha a qual pertence.
A entrada na vila durante o dia é quase gratuíta ... o valor é tão simbólico que nem lembro o preço !!

Durante a noite os nativos do Tiki Village se apresentam em um show de dança que dura cerca de 1:30. Esse passeio pode ser comprado nos hotéis em Moorea e tem a opção de incluir o jantar  ou então só o show. O Tiki Village tem transporte próprio que leva e traz os turistas dos hotéis para a vila. O valor desse passeio é alto, não lembro exatamente o preço, mas era algo como US$ 80,00 por pessoa com a janta e US$ 60,00 sem a janta, só o show.
Minha opinião sobre o show noturno é a seguinte: a janta não vale a pena, o show vale porém eu esperava algo mais profissional. Os nativos as vezes eram as danças, se distraem entre eles, ficam dando risada dos erros... enfim, não é algo tão profissional mas é interessante de se ver. Em alguns hotéis há shows de dança, eu tive a chance de ver um no meu hotel em Moorea, mas nem se compara. No Tiki Village são mais de 30 pessoas dançando. O lugar do show é bem precário, ao ponto de você tomar um susto quando chega. Principalmente quem não viu de dia a vila e a primeira impressão foi pela noite. Meu marido detestou o show, eu gostei pois acho legal conhecer outras culturas e costumes.
Diferente de tudo da polinésia, o Tiki Village não tem nada de luxo e super-produção !!

Outra atração do Tiki Village é o casamento polinésio. São realizados casamentos na vila da mesma forma que nos hotéis. Duas amigas minhas casaram lá e nos próximos posts eu vou contar a experiência da Natália e do César e colocar algumas fotos da cerimônia.

Vanessa
 Show no Tiki Village
Show no Tiki Village



quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Travessia de Catamarã para Moorea

Um dica que não se pode deixar de seguir: Vá de catamarã para Morrea !!!
A ilha de Morrea pode ser vista do Tahiti, a travessia leva cerca de 40 minutos e o bar é grande e confortável. A passagem para ir de catamarã é mais cara do a passagem de avião, mas o passeio é infinitamente mais lindo.
O melhor é você comprar já sua passagem junto com o pacote de viagem. Não deixa para comprar lá pois pode não achar para o dia que você quer, pois a procura é muito grande, principalmente na alta estação.
Tem catamarã saindo do Tahiti para Morrea em diferentes horários, mas o legal é pegar o que sai próximo do meio-dia pois dá para aproveitar a manhã no Tahiti e a tarde em Moorea. Além disso, fecha direitinho com o check-out e check-in nos hotéis.... ;)
O barco sai do porto de Papeete e praticamente atravessa em linha reta o mar até Morrea. A passagem do barco pela fenda na barreira de corais, a mudança da cor azul turquesa para um azul mais escuro fora da barreira e a aproximação da ilha de Moorea são imagens para ficar na cabeça para sempre !!
Além disso, em boa parte do percurso você (quero dizer o barco) é acompanhado por golfinhos que vão brincando nas ondas produzidas pelo catamarã.

Vanessa

Momento de contemplação ... ao fundo Moorea !!