domingo, 15 de janeiro de 2012

Casamento na Capela !! A cerimônia ....

Francine foi muito detalhista ao me descrever como foi a realização do seu casamento ..... os nossos seguidores agradecem pois é mais uma sugestão de casamento que com certeza vai fazer muita gente sonhar !!

Francine conta que já no check-in do Resort eles conversaram com a concierge, Mrs.Laure, queridíssima e super atenciosa, e já defiram tudo.
"A cerimônia foi as 16h (nós queríamos casar as 18h, mas é muuuito tarde, já é escuro nesse horário), essa questão do horário é muito importante por causa da iluminação, portanto, quanto mais cedo a cerimônia, melhor é, as fotos também ficam maravilhosas com a luz do sol. Como estávamos com mais 3 casais, as meninas me ajudaram, a minha prima foi que fez o meu penteado...que eu adorei (não me arrependi nem um pouco de não ter contratado o cabeleireiro e maquiador do resort...que eram absurdamente caros). Nós ficamos no meu bangalô e os “meninos” ficaram em outro bangalô. Para a cerimônia, um funcionário veio nos buscar nos bangalôs, com aqueles carros elétricos, nessa ordem: primeiro o noivo e os 03 padrinhos, depois as 03 madrinhas e por último a noiva.
A capela fica num local bem reservado do resort, não precisamos nos preocupar com a presença dos outros hóspedes bisbilhotando nossa cerimônia, hehehe. Quando cheguei, todos já estavam a postos (foto 03): o sacerdote, os músicos, as madrinhas de um lado, os padrinhos no outro e o noivo. A capela estava decorada com flores locais, na parte externa e interna, tudo muito simples mas de uma delicadeza muito especial.

Fui conduzida por 02 nativas até o noivo, ao som de tambores e ukulele.
A entrada na capela tbem é bem diferente, primeiro entra o sacerdote, depois os noivos e depois os convidados.
Nosso casamento foi uma mistura de tradições ocidentais com a cultura polinésia. A cerimônia foi polinésia, mas a troca de alianças deu um toque ocidental, já que na tradição polinésia só tem a troca de colares de flores. Ahh, uma coisa muito legal, a Mrs Laure conseguiu encontrar um funcionário do resort português e a nossa cerimônia foi toda traduzida.
O sacerdote conduz a cerimônia e declara o marido "Tane" e a mulher "Vahine" Primeiro o sacerdote enrolou uma folha de palmeira em cada mãos e pediu que uníssemos nossa mãos, para simbolizar a união do casal, em seguida derramou água (que estava dentro da concha), para purificar nossa união. Ahhhh...o sacerdote explicou que após a cerimônia, aquelas folhas de palmeiras que foram enroladas nas mãos deveriam ser colocadas na porta da casa do casal (no nosso caso...bangalô) para mostrar que o casal não deve ser incomodado em suas núpcias....hehehe...muito interessante né.
Depois trocamos os colares de flores e coroas que simbolizam a harmonia do casal.
Em seguida foram trocadas as alianças e os noivos falam um para o outro: “eu te ofereço esta aliança para você usar como símbolo do nosso amor e união e da força do nosso compromisso um pelo outro...eu te amo com todo o meu coração”.
Depois é realizada a renovação dos votos, que para mim foi o momento mais especial da celebração. Também um noivo fala para o outro:  Hoje celebramos o nosso casamento e reafirmamos o nosso amor e compromisso pelo outro. Eu te amo e tudo que eu sou quero partilhar com você. Você é meu(minha) esposo(a) e meu(minha) melhor amigo(a). Meu amor meu(minha) companheiro(a) e apoio mais forte. Eu vou te honrar e confiar em você, te ajudar e te amar todos os dias da minha vida.Vou partilhar com você todas as alegrias da minha vida. Você é e sempre será o amor da minha vida. Hoje, com Deus como testemunha, te dou meu coração.
Em seguida, fomos enrolados com o tifafai, e recebemos uma benção em polinésio.
Fomos batizados com nossos nomes em polinésio: Raihau Tane e Raihau Vahine. (Raihau significa “céu tranqüilo”. Pela tradição, cada cerimônia de casamento recebe um nome: a nossa cerimônia foi batizada como esse nome). Depois recebemos nosso certificado de casamento.
Finalizando a cerimônia, o sacerdote proferiu a seguinte oração:
Oração Casamento Polinésio
Deus que estas no céu, por favor, proteja quem nós amamos.
Nós honramos todas as suas criações,
Honramos a mãe natureza e pedimos que nosso casamento se torne mais e mais forte ao passar das estações.
Honramos o fogo e pedimos que nossa união seja quente e que haja sempre amor em nosso corações.
Honramos o vento e pedimos que possamos navegar seguros e calmos.
Honramos a água para limpar os males da nossa relação e para que os nossos corações nunca sintam sede de amor.
Com todas as forças deste universo que Tu criaste rezamos para a harmonia e verdadeira felicidade enquanto crescemos juntos.

Um beijo do casal encerrou a cerimônia e em seguida os nativos cantaram um canção típica de saudação para os noivos.
Já fora da capela, todos receberam cocktails e em seguida as dançarinas celebraram nossa união com duas danças típicas. Teve uma música em especial que marcou muito, até encontrei na internet, o nome é “Te pua noa noa”: o som é lindo e a delicadeza dos gestos das dançarinas é encantador. Depois todos (inclusive os padrinhos) fomos convidados a dançar junto com elas mais uma música, foi muito divertido.
Depois da cerimônia fomos conduzidos até a lagoa, onde fizemos umas fotos do casal, o cenário não podia ser mais perfeito: final da tarde. A imagem do sol se escondendo atrás do Monte Otemanu é inesquecível.

Depois das fotos, havia um lugar reservado na praia, onde ficamos bebendo espumante até o horário do jantar. (No pacote após a cerimônia, os noivos seriam conduzidos até o bangalô e seria servido o bolo de casamento com uma garrafa de champanhe, mas optamos fazer diferente)
Ahhh...nesse dia foi servido no restaurante um buffet maravilhoso com apresentação de danças típicas, e como o nosso pacote era com meia pensão, nos esbaldamos (essa é uma dica quente: comprar o pacote com meia pensão). Também havia um local reservado, num ambiente externo do restaurante, todo decorado....ficou lindo.
E foi assim que tudo aconteceu.......confesso que foi um momento mágico e extasiante...uma emoção única, que jamais, nenhuma palavra poderá descrever.   
Bora Bora é um paraíso simmmmmm...e isso não é clichê........... não existe lugar mais maravilhoso no mundo!!!!! Os nativos são encantadores,  todos os locais exalam cheiro de flores e em qualquer ambiente que você esteja o cenário é um show a parte. É uma viagem cara sim, pelo menos para os nosso padrões, foi sem dúvida cara, mas valeu muito a pena. Não me arrependo nenhum instante de ter realizado o meu casamento dessa maneira e nesse lugar excepcional.
Um grande abraço, Francine "

Lindo não foi gente ??!! Parabéns ao casal.... obrigada pelo lindo depoimento Francine !

Vanessa






7 comentários:

  1. Ola Vanessa e Francine,

    Primeiramente gostaria de parabenizar este blog(muito bom!!!) e dizer que amei as fotos e o casamento da Francine.
    Vou para o Tahiti em setembro deste ano com meu noivo e estamos pesquisando cerimonias de casamento.Amei a ideia desta cerimonia no Thalasso pois ficarei hospedada nele.
    Gostaria de saber qual o valor pago nesta cerimonia? E como foi feito este pagamento,antecipadamente ou no check-in do hotel?
    Grata
    Mariana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariana!

      Vi que vc vai casar em setembro no Tahiti. Tb vou casar no mesmo mês lá, em Bora Bora. Que dia vc vai???

      Um abraço,

      Hingrid.

      Excluir
    2. Oi Mariana !
      Os casamentos podem sim ser "comprados" direto no hotel, o único risco disso é que se já existerem outros casamentos marcados você perde a oportunidade. As agencias de turismo vendem o casamento antecipado ou então você pode entrar em contato direto com o hotel, agendar e pagar antecipado ou no balcão. O preço é salgado... o meu casamento que foi completo custou cerca de R$4500 ... eu não sei o valor do casório da Fran, mas eu imagino que deve ter sido metade do preço do meu pois ela não teve passeio de lancha nem o jantar romântico.

      beijinho

      Vanessa

      Excluir
  2. Li o blog todo! A.D.O.R.E.I!!! Obrigada por tantas informações importantes e muito difíceis de serem achadas! Parabéns! E valeu mesmo! Liliane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou Liliane... e o blog vai ficar cada dia melhor pois a Daiane está se preparando para ir também para a Polonésia e com certeza ela nos trará ainda mais informação e dicas !!

      Vanessa

      Excluir
  3. Oi Vanessa e Francine!

    Vou casar em setembro deste ano, e gostaria de trocar idéias e tirar algumas dúvidas com vocês. Poderiam entrar em contato comigo?

    Minha viagem está tudo ok, faltam apenas pequenos detalhes. Queria conversar com alguém que foi para lá sem dominar o inglês que é o meu caso...hehehe..

    Um abraço,

    Hingrid.

    ResponderExcluir
  4. Oi Hingrid !!!

    Ai que delícia ... você está de passagem marcada pro paraíso !!! Ebaaa !!
    A melhor forma de nós conversarmos é por e-mail. Você pode me mandar um e-mail para o endereço cadastrado no blog :)
    Fico aguardando...

    Beijinho

    Vanessa

    ResponderExcluir